Programa Capacita Egov tem o objetivo de aprimorar produtividade e promover excelência e bom relacionamento no ambiente organizacional
Foto: Simone Avancini
A Escola de Governo (Egov) promoveu, este mês, mais uma edição do programa Capacita Egov, com atividade voltada ao desenvolvimento da inteligência emocional no trabalho, a fim de motivar os servidores, melhorar a produtividade, o desempenho nas tarefas e o relacionamento entre as equipes, além de aprimorar também o ambiente organizacional.
O curso foi ministrado pelo instrutor Otávio Gomes Guimarães, que é psicólogo e especialista socioeducativo, lotado na Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS). Com o foco de reconhecer a importância e os benefícios de se regular as emoções no ambiente de trabalho, a capacitação contou com a participação de 21 servidores públicos da Egov.
A diretora-executiva, Juliana Tolentino, explica que a valorização e a formação dos servidores da instituição também é um compromisso imperativo da atual gestão. “A valorização faz parte da política institucional da Escola. É necessário cuidar e reconhecer os nossos colaboradores. A prática de reconhecer pessoas estimula o engajamento, aumenta a eficiência e motiva o clima organizacional. A formação juntamente com a valorização são elementos fundamentais para a implementação de boas práticas de gestão pública”.
O instrutor explica que perceber e classificar as emoções são ações que colaboram para o autodesenvolvimento pessoal e profissional. “Essa palestra vem exatamente para alertar as pessoas e demostrar como elas podem lidar melhor com as emoções, porque estas vão se manifestar de qualquer forma. É necessário desmitificar que as emoções não têm como ser reguladas”.
Guimarães ainda pondera que a empatia é um dos fatores relevantes que corroboram para o aumento das emoções positivas no trabalho. “O maior ativo de uma organização são as pessoas. Nós somos seres emocionais e é um erro achar que conseguimos separar as emoções do local de trabalho e sermos totalmente racionais. Quanto mais você acha isso, pior você lida com as emoções e piores decisões você toma”, explicou o especialista, que acrescentou: “É importante que os gestores apreendam a lidar melhor com as emoções que eles gerenciam. Ser mais empático é um bom começo, e essa palestra serve para estimular as pessoas a estudarem mais sobre essa temática”.
O servidor Ivo Pita, da Divisão de Planejamento e Execução de Programas de Formação, diz que as capacitações proporcionam a melhoria da prestação dos serviços e da qualidade de vida no trabalho. “A experiência da palestra foi muito boa. A partir disso, refletimos sobre as emoções no trabalho. A inteligência emocional nos permite aprender a manejar nossos sentimentos e sensações para termos melhor desempenho e melhor convivência com os colegas de trabalho”, concluiu Pita.
Para conferir a lista completa de capacitações e se inscrever nos cursos e atividades da Egov, acesse o link: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/ListadeTurmasPublicadas.aspx.
Por Fabrícia Neves
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610