Evento acontece no dia 29 de março, na Escola de Governo, reunindo equipes de cinco órgãos do Governo do Distrito Federal
Debater processos sustentáveis e políticas voltadas ao meio ambiente dentro da Administração Pública é um dos objetivos do I Fórum de sustentabilidade do Distrito Federal. O evento acontece no dia 29 de março, das 9h às 18h, no auditório da Escola de Governo. O público-alvo é o servidor do Governo do Distrito Federal (GDF), que pode se credenciar presencialmente no dia do Fórum, a partir das 8h30.
“Será uma grande oportunidade de apresentar aos servidores, de forma abrangente, pedagógica e inclusiva, a importância da gestão ambiental do GDF”, avalia a diretora-executiva da Escola de Governo, Juliana Tolentino. Segundo ela, a proposta do fórum é transversalizar temas e abordagens para estimular a construção de parcerias e de políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “Estamos fazendo esse evento a quatro mãos. Uma união de esforços entre as secretarias de Economia e de Meio Ambiente, o SLU, a Adasa e o Ibram”, detalha Tolentino.
Parceira na organização do evento, a secretária executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Economia, Adriana Faria, considera o fórum “um replicador de ideias e incentivador de atitudes voltadas a práticas sustentáveis”. “É mais uma chance de voltarmos os olhos do servidor para atitudes diárias de mudança de comportamento. Somos servidores públicos, e é aqui, no dia a dia do trabalho, que muitas práticas podem ser desenvolvidas”, destaca Faria.
Na programação, serão realizadas palestras sobre o cuidado com os recursos hídricos; a educação ambiental e a sustentabilidade; o tratamento no lixo; além de apresentações sobre as políticas públicas em andamento voltadas à preservação do meio ambiente. Entre os palestrantes, estão confirmadas as presenças do escritor e biólogo Miguel Sartori; da assessora especial na Educação Ambiental e Mobilização Social do Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Ana Clara Rezende dos Santos; do chefe da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Marcus Paredes; e da engenheira agrônoma e mestre Maria Sílvia Rossi.
Para realizar a sua inscrição, acesse o link: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/ListadeTurmasPublicadas.aspx.
Serviço:
I Fórum de sustentabilidade do Distrito Federal
Data: 29/3/2022 (terça-feira)
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório da Egov
Formato: presencial
Programação
Manhã
8h30 – CREDENCIAMENTO
9h – ABERTURA
9h45 – PALESTRA: Ter água, tem! Mas para quem? – Miguel Sartori (Adasa)
10h45 – INTERVALO
11h – PALESTRA: A educação ambiental para a sustentabilidade – Marcus Paredes (Ibram)
Tarde
14h – PALESTRA: A construção da sustentabilidade no DF e a atuação da Secretaria do Meio Ambiente na elaboração e na coordenação da política ambiental – Maria Sílvia Rossi (Sema)
15h15 – INTERVALO
15h30 – PALESTRA: Gestão de resíduos ssólidos e coleta seletiva – Mayara Menezes Leal Alves (SLU)
16h30 – ENCERRAMENTO
Conheça um pouco mais sobre os palestrantes:
Miguel Sartori
Biólogo, serviços públicos, escritor e contador de histórias.
Mayara Menezes Leal Alves
Engenheira ambiental, especialista em gestão de resíduos sólidos. Assessora especial da Diretoria de limpeza urbana do SLU.
Marcus Paredes
Técnico em Atividades de Meio Ambiente; Chefe da Unidade de Educação Ambiental.
Maria Sílvia Rossi
Engenheira Agrônoma, formada e com mestrado pela UnB, e doutorado na Universidade Paris VII (França). Desde 2008, trabalha na área ambiental, inicialmente no IBAMA e, desde 2011, na Secretaria de Estado do Meio Ambiente do DF, como subsecretária.
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610