Governo do Distrito Federal
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30/09/21 às 18h22 - Atualizado em 30/09/21 às 18h22

Egov realiza curso Gestão de riscos com base na NBR ISO 31000:2018

 
A Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), em parceria com o Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), realizou o curso Gestão de riscos com base na NBR ISO 31000:2018. A primeira turma do semestre preencheu todas as vagas ofertadas, antes do término da conclusão das pré-inscrições. A turma contou com a participação de 30 cursistas.
 
O curso teve o objetivo de capacitar servidores do GDF para o gerenciamento de riscos corporativos, nas suas respectivas unidades, em atendimento à Lei Nacional no 13.303/2016 e ao Decreto Distrital no 37.302/2016. De acordo com o instrutor e auditor de controle interno da Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF), Paulo Ribeiro Lemos, a Política de Gestão de Riscos é de suma importância para a Administração Pública, porque possibilita melhor análise para a tomada de decisão do gestor.
 

“Ao criar uma estrutura e um processo para gerir riscos, o gestor amplia a visão ante os riscos a que está suscetível, podendo optar por caminhos nos quais terá maior controle e, assim, maior possibilidade de alcance do resultado esperado”, explicou Lemos, que, atualmente, é diretor-técnico na Presidência do SLU.
 

 
O instrutor explica que os cursos de capacitação são fundamentais, porque preparam o servidor para ter o olhar de gestor de riscos, o que, segundo ele, possibilita replicar a ferramenta em processos, no órgão de origem dele ou em uma esfera mais ampla da Administração Pública.
 
“A turma superou, e muito, as minhas expectativas. As discussões foram amplas. Casos concretos foram analisados sob a ótica da gestão de riscos. Criou-se uma análise crítica sobre as rotinas e os objetivos administrativos, primeiro passo para identificar os riscos e buscar o controle deles”, complementou.
 
O cursista Gustavo de Oliveira, do Núcleo de Recebimento de Entulho do SLU, explica que a necessidade de identificar os possíveis obstáculos o motivou a fazer o curso. “A gestão de riscos está presente em todas as atividades. Com essa capacitação, pretendo aplicar o conhecimento adquirido no setor em que trabalho. A capacidade de antecipar eventos que podem prejudicar a rotina do núcleo traz melhor entendimento dos possíveis obstáculos que podem ser enfrentados”, afirmou.

 

Gustavo acrescentou que a certificação contribuirá para a futura ascensão profissional dele, pois, segundo ele, a gestão de riscos no serviço público é indispensável. “Observo que se perde muito tempo ‘apagando incêndios’ quando o protocolo para agir já deveria estar em operacionalização. Entendo que, para a implementação da gestão de riscos, é imprescindível o apoio e o envolvimento da alta gestão. Assim, o curso colaborou com as minhas atividades de trabalho, mesmo com o entendimento de que a aplicação da ferramenta depende mais da alta gestão do que do núcleo”, concluiu o cursista.
 
A Egov, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (Seec), tem a missão de formular, promover e coordenar a política de capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos do Distrito Federal.
 
Para mais informações sobre os cursos presenciais, acesse o site da Egov: https://egov.df.gov.br/.

 
Por Fabrícia Neves

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