Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/12/21 às 16h19 - Atualizado em 3/12/21 às 16h53

Egov realiza I Semana de Inovação

 
Servidores participaram com entusiasmo das oficinas

 


Foto: Érika Madureira
 
Como atuar de forma criativa na solução de problemas públicos? Como considerar a dinâmica das transições contemporâneas das políticas públicas? Como a difusão das tecnologias afeta as instituições públicas? Como o governo deve lidar com os desafios da sociedade e dos órgãos?

 

Ideias e soluções para essas e outras indagações puderam ser pensadas e desenvolvidas no decorrer da I Semana de Inovação, promovida pela Escola de Governo do Distrito Federal (Egov). O evento não apenas introduziu a cultura de inovação no serviço público como também fomentou a discussão de novas e criativas ideias e soluções.

 

Entusiasmados, os servidores participaram das oficinas do curso Formação de GEDIs – Gestores de Estratégia, Design e Inovação no serviço público e acompanharam o ciclo de palestras da Tarde de Inovação. A secretária-executiva de Valorização e Qualidade de Vida da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), Adriana Faria; o secretário-executivo de Desenvolvimento Social da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedes), Thiago Pinheiro; e a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, participaram da abertura do evento-piloto de inovação da instituição.

 


Foto: Alan Cavalcante
 
“É uma felicidade ver este auditório cheio de servidores interessados nos temas que estamos encampando. É uma grande satisfação, porque observamos que não estamos sozinhos, estamos pensando juntos, implementando juntos e multiplicando juntos. Agradeço o interesse de vocês e a disponibilidade de estar aprendendo conosco sobre inovação. A Egov é uma ferramenta importante para abordar a temática de inovação”, afirmou a secretária-executiva Adriana Faria.
 

Foto: Alan Cavalcante
 
O secretário-executivo Thiago Pinheiro parabenizou a iniciativa da Egov e destacou que inovar é simplificar: “Inovar é fazer as coisas simples e funcionais de maneira mais célere, de maneira que todo mundo entenda e tenha acesso. Aquela questão de que sempre foi assim ou do jeito que a gente faz está bom deve ser reconsiderada. Se você faz a coisa bem feita não quer dizer que você não pode fazê-la melhor ainda. Esse pensamento não condiz mais com a atualidade. Gostaria de parabenizar e enaltecer a iniciativa. Espero que todos vocês que estão aqui nesta palestra sejam entusiastas, defensores e inovadores dentro do serviço público”, disse Pinheiro.

 

A diretora-executiva Juliana Tolentino adiantou que as capacitações sobre inovação também ocorrerão em 2022. Ela salientou que trabalhar com a metodologia de inovação era um objetivo almejado por essa gestão e que a Escola está preparada para ofertar esse conhecimento para os servidores do GDF.
 

Foto: Alan Cavalcante
 
“A Egov realizará cursos específicos de metodologias, como  Design Thinking, Canvas e outras metodologias de inovação. Essas oficinas foram um projeto-piloto e, por isso, foram disponibilizadas para um grupo de convidados, mas, para o ano que vem, teremos inscrições abertas ao público em geral. O nosso objetivo é preparar o servidor e fazer com que essa temática faça parte da rotina das equipes de trabalho, porque essa metodologia facilitará as entregas do serviço público”, enfatizou a diretora-executiva.

 

O instrutor Rodrigo Moreira Freitas, subsecretário de Gestão da Informação, Formação, Parcerias e Redes da Sedes, ministrou todas as oficinas e salientou que é importante desmitificar a inovação em relação ao serviço público.
 

Foto: Akio Watanabe
 
“A inovação está sempre associada à tecnologia e, às vezes, também está associada à forma no trato, na mudança de serviço e na mudança de processo. A inovação está muito mais no impacto que geramos para o cidadão do que em ferramentas”, explicou o instrutor.
 

Foto: Fabrícia Neves
 
O cursista Giovani Ferreira Melo, da SEEC, informou que o curso superou as expectativas dele: “É um ambiente muito prazeroso e aconchegante que traz conforto para o aprendizado. Foi um curso muito produtivo, e aprendi o passo a passo de como posso inovar no meu cotidiano. Fiquei surpreso ao entender que inovação não significa apenas criar algo novo e, sim, recriar e melhorar algo que já existe”, comentou Melo.
 

Foto: Fabrícia Neves
 
A servidora da Sedes Laiza Espanha informou que a I Semana de Inovação proporcionou aprendizados enriquecedores: “A Semana trouxe muito conhecimento para a transformação governamental no GDF e nos proporcionou experiência prática de como construir soluções colaborativas para problemas complexos”, destacou a servidora.

 

Para finalizar, o instrutor Rodrigo Freitas celebrou os resultados obtidos com a turma-piloto do curso Formação de GEDIs. Ele destacou a motivação, a dedicação e o empenho dos gestores participantes.
 

Foto: Érika Madureira
 

“A nossa meta era formar 15 gestores de estratégia, design e inovação, e acredito que conseguimos atingir a finalidade com essa turma-piloto. O nosso grande objetivo é que esses gestores sejam multiplicadores nos seus órgãos de atuação e tragam a inovação para a sua rotina, para o seu serviço, para a melhoria de novos produtos e para que possamos conseguir trazer mais valor, de fato, para o serviço do GDF e para a população”, acrescentou Freitas.

 

Por Fabrícia Neves

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610