5/12/23 às 15h18 - Atualizado em 12/12/23 às 11h59

Modelo de gestão, a Egov recebeu a visita de instituições de diferentes estados em 2023

Intercâmbio educacional entre escolas de governo: uma jornada permanente de colaboração e aprendizado

As Escolas de Governo são instituições públicas criadas com a finalidade de impulsionar a formação e profissionalização de agentes públicos, com o objetivo de fortalecer e expandir a eficiência operacional do Estado, conforme previsto na Constituição de 1988. Referência no ensino corporativo de servidores, a Escola de Governo do DF (Egov) certificou um impressionante número de quase 20 mil, consolidando sua posição como referência no desenvolvimento e implementação de práticas educacionais inovadoras entre os estados brasileiros.

A diretora-executiva da Egov DF Juliana Tolentino e o diretor técnico-científico Alex Wehrle, da Ena Fundação Escola de Governo de Florianópolis (SC).

Por esta razão, ao longo do ano, a Egov recebeu várias visitas técnicas notáveis, contando com a presença dos presidentes Andrea Beluce da Escola de Governo da prefeitura de Londrina, Estevam Roberto Ribeirão da Fundação Escola de Governo ENA de Santa Catarina e da diretora Ana Paula Assunção da Fundação Escola de Governo de Mato Grosso do Sul. Esses encontros promoveram momentos significativos de integração entre as equipes durante a apresentação dos processos, promovendo a cooperação técnica entre as instituições.

Ana Paula destacou a importância do encontro. “A visita serviu como oportunidade para analisar o funcionamento da Egov e identificar boas práticas a serem implementadas no âmbito educativo no MS. A atenção e o atendimento recebidos durante a visita evidenciaram o comprometimento e a paixão das pessoas que trabalham na Escola de Governo do DF. Essa dedicação e entusiasmo pelo trabalho também são cultivados na Escola de Governo de Mato Grosso do Sul”.

A diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, expressa sua satisfação em receber presidentes de outros estados. “Este intercâmbio não apenas nos proporciona a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido para os servidores do DF, mas também de nos possibilita assimilar novos conhecimentos. Essa dinâmica colaborativa é essencial para o enriquecimento recíproco das práticas educacionais em todas as escolas congêneres Brasil afora”.

Diretores representantes de escolas de governo estaudais visitam a Egov.

Além das visitas citadas, durante a realização do XII Congresso Consad de Gestão Pública, realizado em agosto, a Egov abriu suas instalações para outros gestores de escolas de 13 estados, incluindo o Pará, Espírito Santo e Amazonas.

Durante as trocas de experiência, a Egov reiterou o compromisso de ser uma instituição em constante evolução, pronta para enfrentar os desafios do futuro e inspirar outras escolas, para trilharem juntas um caminho de excelência educacional a favor dos cidadãos.

Texto: Natiele Martins
Fotos: Simone Avancini e Natiele Martins