Escola de Governo (Egov) realizou capacitação aos servidores públicos da área da saúde
Foto: Simone Avancini
Compreender as interfaces e o alinhamento entre planejamento estratégico, gestão para resultados, monitoramento, intervenção e avaliação foi um dos objetivos da capacitação Monitoramento e avaliação de indicadores na Administração Pública, realizada pelos servidores públicos da área da saúde.
O curso, promovido pela Escola de Governo (Egov), aconteceu entre os dias 2 e 6 de maio de 2022, teve carga horária de 20 horas e certificou 26 servidores, que puderam desenvolver e potencializar o uso do monitoramento dos indicadores e a avaliação das ações para o acompanhamento da gestão de políticas, de planos de governo e de possíveis intervenções no sistema de saúde.
De acordo com umas das instrutoras do curso, Graciela Pauli Gil Cardoso, a implementação de processos de monitoramento e de avaliação bem definidos fortalece a gestão para resultado. “O curso trabalha a importância de priorizar indicadores e consolidar a sistemática de monitoramento, alinhando a teoria à prática efetiva da rotina das atividades, no caso da Vigilância em Saúde.”
Já a instrutora Marilza Oliveira de Almeida, explica que a efetividade das ações está relacionada ao planejamento, ao aprendizado, à transparência e à responsabilização dos envolvidos no processo. “O papel do gestor na função gestora do monitoramento e da avaliação, as ações que estão sendo implementadas, a própria concepção sobre o que é ser gestor público na saúde, com os desafios do SUS e sua atuação nas quatro dimensões distintas – política, ética, técnica e administrativa são preponderantes.”
Foto: Simone Avancini
A cursista Bruna Alves de Jesus, recém-empossada na Secretária de Saúde, participou da capacitação e destaca que, além de conhecimento, o curso proporcionou interação com os processos de outras unidades. “Estou sempre procurando conhecimentos sobre como funciona a gestão dentro da secretaria. E os indicadores são a base para isso. O curso trouxe exemplos práticos de como construir, monitorar e avaliar os indicadores necessários, além disso, tive contato com outras áreas e consegui ver processos de trabalho em comum.”
Por fim, a instrutora Graciela conta que a turma demonstrou interesse na aplicabilidade dos conceitos e das práticas apresentadas no curso. “A turma foi participativa e apresentou amadurecimento e comprometimento diante do conhecimento proposto e da estratégia em desenvolver uma trilha de exercícios que evoluíram durante o curso. O aprendizado foi amplo e estimulante”, celebrou.
Para conferir a lista completa de capacitações e se inscrever nos cursos e atividades da Egov, acesse o link: https://lnkd.in/eaC8DNXB.
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610