Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/05/21 às 15h16 - Atualizado em 30/06/21 às 15h27

No mês marcado pela conscientização mundial sobre o meio ambiente, EGOV realizou palestra sobre Lixo Zero para gestores e servidores públicos do GDF.

 

Palestra online e gratuita proporcionou visão estratégica de como a Administração Pública e seus servidores podem colaborar para a eliminação ou redução da produção de lixo nas cidades. 

 

No mês em que comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado de Economia do Distrito Federal (SEEC), por intermédio da Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida do Distrito Federal (SEQUALI) e da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), realizou a palestra de capacitação sobre o conceito Lixo Zero. 

 

A palestra, realizada em parceria com o Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), teve como um dos seus objetivos ampliar o debate sobre necessidade da conscientização cidadã da sustentabilidade e da reciclagem, para a preservação do meio ambiente. 

 

Transmitida por videoconferência, a palestra foi ministrada pelo palestrante internacional Rodrigo Sabatini, presidente do ILZB, contou com a participação especial do Secretário de Estado de Economia do Distrito Federal, André Clemente, que, na ocasião, ressaltou a importância de a Administração Pública buscar soluções viáveis para melhor aproveitamento dos resíduos sólidos no Distrito Federal.   

 

 O governador Ibaneis tem envidado esforços para aprimorar todas as políticas públicas a cargo do GDF nas áreas social, de segurança, de saúde, de educação, como também no tratamento dos resíduos lidosNós sabemos o peso, em especial, da Administração Pública aqui no DF. Temos mais de 150 mil servidores que são formadores de opinião, que prestam serviços públicos que, obviamente, poderão repensar não só a vida deles no trabalho, em relação aos resíduos sólidos, mas também em suas residências. Por isso, esta palestra é muito importantedestacou o secretário. 

 

Para o presidente do Instituto Lixo Zero Brasilo Estado tem de dar exemplo e ser precursor das boas práticas para a redução do lixo e para o melhor aproveitamento dos resíduos sólidos, além, claro, de viabilizar instrumentos capazes de dispor de ferramentas eficazes para a implementação da coleta seletiva nas cidades, de políticas públicas ambientais transformadoras e de práticas sustentáveis visionárias. 

 

O Estado deve prover todos os instrumentos para que os cidadãos possam exercer de forma plena a cidadania, mas veja bem: o Estado não pode desempenhar a obrigação dos cidadãos. É necessário criar uma legislação que determine metas e dar incentivos para o cumprimento dela e, assim, evitar a formação do lixo e promover a ascensão da cidadania. A meta é a visão da sociedade que desejamos. A cidade do futuro”, informou o especialista. 

 

Secretária Executiva da SEQUALI, Adriana Faria, e a DiretoraExecutiva da EGOV, Juliana Tolentino, participaram da mesa de abertura da videoconferência e ressaltaram a importância da reflexão sobre a temática. 

De acordo com a Secretária Executiva, conservar os recursos naturais e tomar uma atitude com relação à capacidade de produção e renovação dos recursos do planeta é responsabilidade de todos e deve fazer parte do nosso dia a dia. 

 

“Acreditamos que os servidores públicos podem ser grandes multiplicadores das novas ideias que envolvem o meio ambiente, a sustentabilidade, especialmente na questão do consumo e do descarte correto do lixo. A ideia é capacitar os servidores nessa temática e envolvê-los como mobilizadores da sociedade do próprio serviço público”, explicou Adriana Faria. 

 

Segundo a DiretoraExecutiva da EGOV, Juliana Tolentino, a capacitação dos servidores públicos do Distrito Federal voltada para esta temática é de extrema relevância para sociedade, porque promove a transformação social, além de contribuir para a adoção de práticas sustentáveis nos ambientes de trabalho e na rotina pessoal. 

 

A capacitação é o conjunto do desenvolvimento pessoal e humano como um todo. A educação proporciona mudança cultural, juntamente com a elevação e transformação de valores, e a EGOV tem muito a contribuir com essa pauta, proporcionando a reflexão e, consequentemente, mudança de hábitos”, pontuou a diretora-executiva. 

 

 A palestra teve duração de mais de duas horas e contou, também, com a participação da Vice-Diretora-Executiva da EGOV, Carolina Machado Oliveira, do Vice-Presidente do ILZBKadmo Cortes, do Assessor de Imprensa do ILZB, João Batista Rodrigues, e do presidente do SINDEVENTOS do Distrito Federal, LuíOtávio Neves.  

 

Congresso Internacional Cidades Lixo Zero  

 

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, o Instituto Lixo Zero Brasil promoverá o II Congresso Internacional Cidades Lixo Zero. O evento ocorrerá em Brasília, no Museu da República, terá transmissão online, gratuita, e será o primeiro do mundo dedicado ao conceito Lixo Zero, com foco em cidades e municipalidades. O congresso tem como objetivo disseminar o conceito Lixo Zero e unir os integrantes da sociedade (gestores públicos de instituições, empresários, educadores e cidadãos), para acelerar a organização social e a estrutura econômica e atingir a meta Lixo Zero. 

 

 

Por Fabrícia Neves 

 

 

 

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610