Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/09/21 às 11h13 - Atualizado em 8/09/21 às 10h25

Apresentação

 

As transformações tecnológicas, econômicas e sociais contemporâneas têm exigido dos governos respostas a novos desafios e as demandas diversificadas da sociedade civil e do setor produtivo, uma vez que Estado deve servir à população de forma mais eficiente e efetiva.
 
No setor público, errar tem custo elevado. O fracasso de um serviço pode afetar muitos cidadãos ou impactar significativamente os gastos do Estado. Um mecanismo possível para minimizar esse risco consiste em reduzir a escala inicial, por meio da criação de protótipos, permitindo que o impacto da implantação de políticas públicas possa ser avaliado e aprimorado previamente à sua implementação. É justamente nesse contexto que se insere a Sala de Inovação da Secretaria de Economia.
 
Governos têm procurado reagir a mudanças, investindo no desenvolvimento de capacidades institucionais, como a criação de unidades de apoio à inovação e à transformação digital. Essa tendência decorre do reconhecimento da insuficiência das soluções que vinham sendo comumente utilizadas para resolver problemas complexos e que afetam a vida dos cidadãos.
 
A Sala de Inovação da Secretaria de Economia foi idealizada para ser um espaço dinâmico, onde se promove a criatividade para o design de soluções em políticas públicas. A Sala é caracterizada pela multiplicidade de perfis de seus atores e pela abordagem colaborativa, para a geração de ideias que resultem em soluções práticas para problemas do setor público.

 

QUEM SOMOS

Instalada na Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV), a Sala de Inovação da Secretaria de Economia foi pensada para ser um laboratório de inovação do Governo do Distrito Federal (GDF). Surgiu da parceria firmada entre o Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil e o GDF para a criação de espaço voltado ao desenvolvimento de soluções com menos burocracia e mais eficiência para os serviços públicos, transformando o modo como o Estado se relaciona com a sociedade, recolocando o foco nas pessoas, em suas necessidades e nas resoluções de problemas.

VISÃO

Inovação como prática sistêmica e transformadora no setor público, com metodologias que favoreçam a resolução de problemas e a construção de políticas públicas efetivas.

MISSÃO

Desenvolvimento de soluções inovadoras para que o serviço público responda com eficiência às demandas dos cidadãos.

VALORES

Melhoria na qualidade do atendimento à população; elevação do nível de satisfação dos usuários; redução dos custos de operação; colaboração; empatia com foco no usuário; experimentação; e geração de valor público.

 

ESTRUTURA FÍSICA

Arquitetura e programação visual planejadas para o ambiente acadêmico são capazes de transformar a qualidade de capacitação e abrir portas para novas ideias e projetos transformadores. Por isso, espaços que apresentem oportunidade de colaboração entre os participantes e, ao mesmo tempo, instiguem curiosidade e criatividade são essenciais quando falamos de educação de excelência para o presente e o futuro.
 
A Sala de Inovação da Secretaria de Economia conta com uma Sala Criativa e um Miniestúdio.
 
Na Sala Criativa, é possível realizar palestras, cursos, dinâmicas em grupo, apresentações e workshops. O Miniestúdio pode ser utilizado para gravações de aulas e criação de materiais audiovisuais.
 
Os dois ambientes foram desenhados para estimularem a criatividade dos usuários e serem funcionais para as atividades propostas a cada um. Com a dinâmica dos espaços, A Sala de Inovação vai fomentar a troca de conhecimento e a produção de materiais inovadores pelos servidores do GDF.

 

OBJETIVOS

A Sala de Inovação da Secretaria de Economia tem por objetivo melhorar o serviço público, por meio do desenvolvimento de soluções inovadoras para que o Estado possa responder com mais eficiência às demandas dos cidadãos.

Funcionará como um espaço voltado para:

  • criar, desenvolver e operacionalizar ações voltadas para o desenvolvimento de soluções inovadoras em projetos com instituições públicas da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, para melhoria do serviço público prestado aos cidadãos;
  • promover a participação de equipes de maneira horizontal, envolvendo e engajando os participantes na entrega de resultados;
  • instituir a inovação e o design como práticas sistêmicas e transformadoras na criação de políticas públicas.

 

PÚBLICO ALVO

O espaço da Sala de Inovação ficará disponível para utilização por todos os órgãos da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Distrito Federal, para reuniões, grupos de trabalho, cursos e outros projetos voltados para a inovação e a melhoria do serviço público.

 

LINHA PEDAGÓGICA

As dinâmicas desenvolvidas na Sala de Inovação devem ser moduladas de acordo com o desafio a ser enfrentado. Os projetos devem ser desenvolvidos em ciclos, onde serão utilizadas metodologias ágeis e abordagens multidisciplinares inspiradas no design, nas ciências sociais, na economia comportamental, na gestão de processos, nas metodologias ativas e no planejamento estratégico. Todos os projetos devem gerar capacidade inovadora nas equipes dos órgãos parceiros, que, ao longo do processo, participam e aprendem com a prática.
 
Para os usuários que não conhecerem ou tiverem prática com as metodologias e ferramentas aplicadas aqui na Sala, a EGOV oferecerá cursos e palestras em sua programação. Fiquem atentos!

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610