Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/10/20 às 8h39 - Atualizado em 5/10/20 às 10h44

EGOV ofereceu curso sobre felicidade e realização pessoal

 

Entre os dias 28 de setembro e 2 de outubro, a Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV) ofertou, aos servidores públicos do Governo do Distrito Federal, o curso Felicidade e realização pessoal, a fim de apresentar conhecimentos que possibilitassem mais satisfação na vida dos servidores bem como compreensão de fatores que os motivassem pessoal e profissionalmente, a partir da psicologia positiva. 

 

Os 23 cursistas participantes acompanharam as aulas pela plataforma de videoconferência Cisco Webex Training, das 10h às 12h, de modo síncrono. O instrutor do curso, Otávio Guimarães, psicólogo e servidor da Secretaria de Estado de Justiça e Cidadania (SEJUS), comentou que se surpreendeu com a modalidade de Educação a Distância (EaD), em relação ao contato com a turma. 

 

“É desafiador dar aula sem ter os alunos como referência visual. Geralmente, olho muito para os alunos nas aulas presenciais, até para ter um “feeling“, para sentir como eles estão reagindo ao conteúdo. No modo virtual, perde-se essa referência, mas, por outro lado, é extremamente conveniente: você não precisa se deslocar da sua casa para o local de realização do curso e pode estar bem à vontade. Confesso que achei que seria bem mais difícil, no entanto, como a turma estava bem interessada, as aulas fluíram muito bem. Acredito que a modalidade on-line veio para ficar, e a EGOV só tem a ganhar com isso”, complementou Otávio. 

 

O servidor da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDES), Frederico Chagas, motivou-se a fazer a capacitação por causa do tema e gostou da experiência. “Estou em constante busca para ser uma pessoa mais feliz, tanto pessoalmente quanto no trabalho. Adorei a capacitação, superou as minhas expectativas. Com linguagem simples, as aulas foram recheadas de conteúdo, com inúmeros exemplos e exercícios, em que o instrutor Otávio solicitou a resposta e a opinião dos participantes. Aliás, ele conversou com os participantes o tempo todo, o que tornou a aula melhor. Parecia que você estava tendo uma aula presencial”, destacou Frederico. 

 

Em virtude do distanciamento social dos últimos meses, o instrutor falou sobre a constante procura pela felicidade: “A psicologia positiva fala de cinco fatores da felicidade: emoções positivas, engajamento, relacionamentos, significado e realizações. O relacionamento é um dos pilares da felicidade, mas não é o único. Apesar de ser muito importante a companhia de alguém, existe muita coisa que nos dá felicidade que podemos fazer sem o envolvimento de terceiros. Quais atividades são prazerosas para mim? Quais atividades são desafiadoras e estimulantes? As respostas a essas duas perguntas, por si só, já podem trazer um leque de opções durante esse distanciamento”.

 

A EGOV, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), também está oferecendo outros cursos voltados para a capacitação pessoal do servidor público. Para conferir os temas disponíveis e outras informações sobre esses cursos, acesse o site: http://egov.df.gov.br/inscricoes-ead-2/.

 

Por Prisley Zuse

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610