Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/03/21 às 11h42 - Atualizado em 9/03/21 às 14h24

Instrutores da EGOV participam do curso sobre Metodologias Ativas

 

No início do mês de março, iniciou-se o Curso de Formação Inicial em Metodologias Ativas – Aprendizagem Baseada em Problemas, realizado pela Fundação Universidade Aberta do Distrito Federal (FUNAB). As aulas vão até o dia 1º de abril de 2021.

 

O curso ocorre de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h30, e, aos sábados, das 8h30 às 12h. Das 56 vagas ofertadas, 34 foram ocupadas pelos instrutores da EGOV. O restante das vagas foi preenchido por servidores da Secretaria de Estado de Educação (SEE), da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) e da FUNAB. A capacitação é totalmente on-line, pelas plataformas Jitsi, Google Meet e Google Classroom.

 

A formação tem como público-alvo servidores públicos estáveis do Distrito Federal, regidos pela Lei Complementar no 840, de 23 de dezembro de 2011, que tenham ensino superior completo e façam parte do Banco de instrutores de cursos presenciais ou a distância e de tutores de cursos a distância da Escola de Governo do Distrito Federal (EGOV).

 

“Essa capacitação faz parte de um novo projeto da EGOV. Em 2021, traremos um novo olhar para o nosso banco de instrutores. A ideia é ofertar mais cursos de atualização técnica, com novos temas, como técnicas de oratória e didática, além de novas metodologias de ensino. O objetivo é fortalecer e valorizar nossos instrutores, modernizar a Escola de Governo, investindo na capacitação do servidor, e, com isso, impactar os serviços prestados à população do DF”, afirmou Juliana Tolentino, Diretora-Executiva da EGOV. 

 

As Metodologias Ativas envolvem novas abordagens de ensino, em que o estudante é o personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizagem. O objetivo desse modelo é incentivar a comunidade acadêmica a desenvolver nos estudantes a capacidade de aprender a aprender, de maneira autônoma e participativa, além de promover a formação profissional baseada em práticas desenvolvidas a partir do diálogo com o mundo do trabalho.

 

O instrutor de Gestão de informação da EGOV, Dimas Caltagironi, inscreveu-se para ampliar os seus conhecimentos e os de seus alunos. “Acho que as Metodologias Ativas têm grande potencial de alcance atualmente, o que me incentivou a participar do curso”, concluiu. 

 

A EGOV é um órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (SEEC), que oferece diversas capacitações para os servidores do Governo do Distrito Federal.

 

Para mais informações sobre os cursos ofertados na Escola, acesse o site: http://egov.df.gov.br/.

 

Por Prisley Zuse

 

 

 

Escola de Governo - Governo do Distrito Federal

EGOV

SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610