Diretora da instituição, Juliana Tolentino visitou Arquivo Público do DF para verificar espaços que vão abrigar nova turma em junho
Foto: Marília Veloso
Aliar mais prática ao dia a dia dos estudos do curso de Tratamento de Acervos Arquivísticos oferecido pela Escola de Governo (Egov). A partir de junho, as aulas serão ministradas diretamente das instalações do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF), que agora aguarda apenas o mobiliário para acolher todos os servidores que se inscreverem nas próximas turmas.
Foto: Marília Veloso
Em visita ao local, nesta semana, a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino elogiou as instalações. “Foi uma oportunidade também de imersão emocionante na história de Brasília. É gratificante conhecer de perto, um trabalho que está sendo desenvolvido com muita responsabilidade, compromisso e competência”, destacou. “Estou muito satisfeita com o que vi e tenho certeza que a transferência de locação do curso, somente acarretará benefícios aos servidores”, complementou.
Desde 2019, a Egov fortalece a parceria com o Arquivo Público do DF para execução do curso, principalmente para aulas práticas. Até o momento, mais de 609 certificados já foram emitidos. O treinamento habilita servidores com orientações e procedimentos corretos de tratamento do acervo público do DF.
Foto: Marília Veloso
Para a chefe do Departamento de Desenvolvimento e Formação (DEDF), Fabíola Salomon, a proposta de levar as aulas para dentro do arquivo vai facilitar as aulas práticas. “O estudo in loco tira o aluno das formulações e informações. É importante porque proporciona a efetivação da metodologia ativa e permite ao servidor assumir um protagonismo mais acentuado em relação àquilo que está sendo estudando. Ou seja, aproxima o cursista da realidade”, conclui
Foto: Marília Veloso
O superintendente do ArPDF, Adalberto Sciglian, destacou ainda que as ações de modernização que estão sendo implementadas vão contribuir para a expansão do curso. “O Arquivo Público está sendo revitalizado e projetado para receber alunos, universitários, servidores e visitantes. Teremos grupos de alunos no cinema, no centro de exposições, no centro de pesquisa que se intercalam”, enumerou.
Segundo ele, o acervo público hoje apresenta documentos textuais, audiovisuais, cartográficos, entre outros formatos, que pouco conhecidos e que podem ganhar repercussão com os alunos do curso. “Temos croquis do Niemeyer que não tiveram repercussão pública. A transferência será agregadora e enriquecedora”, acrescentou o superintendente.
Foto: Marília Veloso
Por fim, Adalberto Sciglian, presenteou a diretora Juliana com um livro cartográfico que conta, por meio de raros mapas reunidos por historiadores do Arquivo Público do Distrito Federal a história da capital. O livro Goyaz-Guia de Cartografia Histórica faz parte do Projeto Documentos Goyas, desenvolvido entre 2011 e 2014 por quatro historiadores: Elias Manoel da Silva, Wilson Vieira Júnior, Lenora Barbo e Rodrigo Martins.
A Egov, órgão vinculado à Secretaria Executiva de Valorização e Qualidade de Vida (Sequali), da Secretaria de Estado de Economia (Seec), tem a missão de formular, promover e coordenar a política de capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos do Distrito Federal.
Para conferir a lista completa dos cursos e das palestras e realizar as inscrições, acesse o link: https://sistemas.df.gov.br/EGOV/ListadeTurmasPublicadas.aspx.
EGOV
SGO Qd.01 Lote 01 Bloco A/B - Brasília/DF - CEP: 70610-610